Dia Mundial da Criatividade 2023 – Maringá
Conhecimento é a única coisa que quando se compartilha não se divide, se multiplica. E desta premissa a nossa equipe participou do maior evento de criatividade simultâneo do Mundo: The World Creative Day. O Dia Mundial da Criatividade e Inovação (em inglês: World Creativity and Innovation Day) é um dia global das Nações Unidas comemorado em 21 de abril para conscientizar sobre a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas no que diz respeito ao avanço das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, também conhecidas como “metas globais”. O dia foi criado com a resolução 71/284 da ONU, com o apoio de 80 países. O primeiro Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi comemorado em 21 de abril de 2018.
O objetivo do dia é incentivar o pensamento multidisciplinar criativo nos níveis individual e de grupo que, de acordo com um relatório especial sobre economia criativa da UNESCO, PNUD e UNOSSC, “se tornou a verdadeira riqueza das nações no século XXI”.
Mão na Massa
Para isso, montamos uma dinâmica de 2h para que adolescentes pudessem idear propostas para Maringá 2047, centenário da cidade. E foi incrível ver estes jovens parando seu passeio no shopping para discutir mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida através de propostas de negócios, produtos e serviços inovadores.
Eles puderam explorar locais do shopping para encontrar pistas, negociar com os facilitadores e outros times recursos como tempo e Brains (Nossas moedas), apresentar e defender suas ideias e até bancar os Sharks do programa Shark Tank ao dar feedbacks para as apresentações dos outros grupos.
Mais que um momento de diversão
É muito importante estimular a visão de solução de problemas em todos nós, ainda mais nos adolescentes que são da nova geração, para sairmos da mecanização de modelos tradicionais e potencializar a capacidade humana de criar.
Já imaginou reunir jovens para pensar novos produtos, serviços e campanhas para a sua marca? Legal não acha? Saber o que a geração Z quer e calibrar as ações de marketing, vendas e produção da sua empresa a partir da voz dos seus clientes. É isso que é possível fazer com uma dinâmica destas para o seu negócio. Ou quer estimular a capacidade de resolver problemas de seus alunos? Fale com nossa equipe.